sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendi?

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Cursista: Jarlene Pereira da Silva

Escola que trabalha: Escola Municipal Luis de Camões

Turma: B

Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva

Atividade 1: Quem sou como professor aprendiz?


Os cursos oferecido de modo on-line , para os funcionários na ária da educação, propõe transmitir conhecimentos abrangendo a comunicação com uso da internet. Vivenciando os dias atuais observa-se que a maioria das unidades escolares, dispõe de computadores informatizados, ressaltando que, a produção e democratização do tecnológico e digital, nos remetem a uma aprendizagem transformadora na área profissional e social.
Somos sabedores que houve várias etapas de comunicação em épocas diferentes. Na Idade Média, o uso mais revolucionário das máquinas seria inventado por pessoas em suas casas criando várias atitudes para se comunicar. Nas escolas o uso da tecnologia era seguir passo a passo os livros como se fosse uma receita.

Bordenave (1993.p.47) afirma que


A função da comunicação é indicar a qualidade de nossa
Participação no ato de comunicar: que papeis tomamos e
Impomos aos outros, que desejos, sentimentos, atitude,
Juízo e expectativa e expectativas trazemos ao ato de
Comunicar.

Observa-se que, com o avanço da tecnologia, muitas coisas mudaram em relação a comunicação, já não podemos esconder tantas coisas que antes era proibidas, quando acessamos a internet todas elas estão lá na sua tela.Mais neste caso estamos usando ela para adquiri conhecimentos. E através dessa comunicação avançada que se chama tecnologia, o professor inovador. Pode estar aprimorando, dinamizando e motivando suas aulas na pratica docente, tudo isso e fascinante. Mas devemos estar sempre alertando os dissentes que não se pode esquecer das lições nos livros, incentivando para as leituras pois a internet oferece tudo mastigado.
Algumas pessoas ainda têm do computador, ou melhor, das mudanças que globalizam os tempos atuais, pois essas mudanças são velozes que temos dificuldades em aprender lidar com essas transformações, e com isso nos deparamos com pensamentos ameaçadores por sentir-mos a necessidade de nos aprimorar, como aconteceu na primeira reunião que participei senti-me um pouco perdida com tantas informações ao mesmo tempo e com isso bateu-me uma baixa motivação, mas depois ao interagir-me com a tutora e os outros aprendesses fui me situando e sentir que aquela hora era o momento de alcançar o sucesso e sair do tradicionalismo e aceitar as mudanças que ocorrem no decorrer da nossa vida profissional.Com isso veremos que seremos ais aceitos e valorizados no mercado de trabalho tanto na vida profissional quanto social. Pois o professor na maioria das vezes não sabe tudo, na verdade ele tem que ser um profissional pesquisador buscando novas fontes de conhecimentos, consultando sites, lendo revistas, jornais etc.
Paulo Bliksleim (p.45) “...mas as sereias não brincam”. Entende-se que o homem virou lobo do homem, através da tecnologia, pois aqueles que não se globalizarem serão devorados, mastigados deglutidos e seus sonhos propriamente acabarão por não conseguir estar a altura de seu próximo, as oportunidades de serviços ficarão escassas ficando na escuridão do conhecimento.
Como aprendiz do curso Tecnologia na Educação, espero estar me globalizando fazendo parte desse novo mundo que se chama internet, adquirindo novos conhecimentos aprimorando-me, para que no futuro possa estar transmitindo este aprendizado a outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário